Salute

Constipação após a cirurgia de ostomia: 5 Sinais de que você pode estar constipado

Você já ouviu falar sobre episódios de constipação após a cirurgia de ostomia?

De modo geral, esses episódios têm relação direta com a alimentação. E é preciso que sejam analisados alguns sinais para identificar quando isso está acontecendo.

Uma dieta composta por poucas fibras, a baixa ingestão de líquidos e alguns medicamentos podem ser responsáveis pela constipação em qualquer pessoa, tendo ou não uma ostomia.

Todo mundo, afinal, precisa descobrir através de sua própria experiência, quais os melhores e piores alimentos para sua dieta: quais os que “soltam” (amolecem as fezes e aumentam a frequência das evacuações) e quais “prendem” o intestino (endurecem as fezes e reduzem as idas ao banheiro), quais causam mais gases, quais alteram o odor das fezes, etc.

Então, para ajudar você a conhecer mais e assim evitar a constipação, separamos algumas informações muito importantes, por isso continue lendo.

Aumento de gases

O aumento na produção de gases intestinais pode ser um dos sinais de que você tem um quadro de constipação. Normalmente se acompanha da redução do número de vezes que você evacua, e também de uma mudança no próprio aspecto das fezes, que se tornam secas e irregulares.

Em alguns casos, é possível até observar a parada total da eliminação de fezes (pode acontecer de sair apenas um líquido malcheiroso pelo estoma, em pequena quantidade). Então, caso você passe muitas horas sem evacuar, principalmente se houver outros sintomas, como os acima, é importante suspeitar da constipação.

Cólicas intestinais

Outro sintoma que pode acompanhar o quadro é a cólica intestinal. As cólicas intestinais são dores agudas na área do abdome, ocasionando uma sensação de aperto ou pontadas na barriga. Da mesma forma, caso ocorram as cólicas por um período mais prolongado (algumas horas), pode ser indicado procurar ajuda médica.

Redução do apetite

Devido a sensação de inchaço e desconforto, pode ocorrer que, quando a pessoa esteja constipada, ela apresente alterações no apetite.

Falando em apetite, para prevenir a constipação, é importantíssimo cuidar da dieta.

Todas as escolhas de alimentos são importantes – concentre-se na variedade, qualidade e valor nutritivo de cada refeição. Ah, e claro: tente alimentos novos e busque o melhor cardápio para as suas necessidades e paladar.

Náuseas

A sensação de enjoo é comum quando o paciente está constipado, devido à produção de gases e o intestino cheio.

Estou constipado, e agora?

Se você é ostomizado, ou cuida de alguém nessa situação, é sempre importante conhecer os sinais e sintomas.

As pessoas com ostomia são orientadas, logo após a cirurgia, a evitar certos alimentos. Em geral, são alimentos cuja digestão é mais demorada ou que podem ocasionar muitos gases.

Embora esse cuidado seja particularmente importante durante o período pós-cirúrgico, continuar a evitá-los pode prevenir a constipação.

Alguns alimentos que você deve evitar são:

  • Arroz
  • Batata
  • Mandioquinha (batata baroa)
  • Banana prata
  • Pão branco
  • Polvilho
  • Biscoitos
  • Farinhas (de trigo, de mandioca)
  • Amido de milho
  • Maçã
  • Macarrão
  • Mandioca

Importância da hidratação para evitar a constipação após a cirurgia de ostomia

A desidratação é um fator importante para acontecer a constipação. É preciso cuidar para ingerir líquidos (água, sucos, chás, etc.) em quantidade suficiente ao longo do dia. Recomenda-se que uma pessoa adulta, normal e saudável beba cerca de 6 a 8 copos de líquido por dia.

Em resumo: realize algumas mudanças significativas

Com um ou outro pequeno ajuste, é possível ter uma alimentação saudável, balanceada e curtir os prazeres da mesa. Esteja atento a essas dicas, bem como aos sintomas da constipação, e bom apetite!

Seu endereço de email não será publicado Required fields are marked *

*