Salute

Kit de emergência para vazamentos: itens essenciais!!

Ter sempre um kit de emergência ao seu lado é um grande “pulo do gato”. Se houver qualquer incidente com a bolsa, você poderá solucionar o problema rapidamente e retornar às suas atividades cotidianas – ou à diversão!

Se você é ostomizado, já deve saber da importância de ter um kit de emergência sempre à mão. A dúvida: quais são os itens indispensáveis para carregar? É exatamente isso o que vamos explicar a seguir. Não perca!

Mas, afinal, quais são os itens essenciais para montar o kit de emergência?

Bolsa extra

Um item indispensável para carregar para onde for é uma bolsa de reserva. Você deve carregá-la para quando precisar lidar com vazamentos maiores, mais difíceis de solucionar com remendos ou reforços.

Tenha essa bolsa sempre com você ou, alternativamente, peça ao seu acompanhante para mante-la sempre por perto. Ah, e claro! Cuide para ter a bolsa já cortada (caso você tenha o hábito de cortar) e sempre ao alcance. Assim, você não se aperta com problemas no dia-a-dia.

Sacolas plásticas

Sacolinhas plásticas são leves, práticas e quase não ocupam espaço. Por isso, tenha sempre algumas em seu kit de emergência. Como medida de prevenção de problemas, é recomendado que cada pessoa tenha sempre pelo menos duas unidades disponíveis.

As sacolas servem para conter pequenos vazamentos, embalando a bolsa até chegar a um local em que seja possível a troca da bolsa de ostomia. Elas também podem ajudar no momento de descartar uma bolsa usada no lixo, evitando constrangimentos.

Fita hipoalergênica

A fita hipoalergênica é um verdadeiro curinga para os ostomizados. Afinal, o produto tem mil utilidades.

Com a ajuda de um rolo de fita, você pode conter alguns rasgos nas laterais da bolsa. Além disso, ela pode ajudar a firmar a placa na hora de correr ou praticar exercícios.

Pode ainda ajudar a fixar a bolsa junto ao corpo para que você  se movimente livremente sem que o equipamento se desloque.

Papel higiênico

E se eu estiver na rua e a minha bolsa começar a vazar? Além dos itens já citados, é indispensável contar com um pouco de papel higiênico. A justificativa é simples: ele não está disponível em muitos banheiros (públicos, principalmente), e você sentirá muita falta dele na hora da emergência.

O rolo não cabe junto aos demais materiais do kit de emergência? Leve com você algumas folhas dobradas…

Ao manusear a bolsa, você pode sujar a si mesmo ou a algum objeto próximo, e o papel estará lá para resolver a situação. Se a sua pele se dá bem com os lenços umedecidos, eles podem ser uma alternativa para substituir o papel comum.

Toalhas e sabonete

Alguns incidentes com a bolsa podem fazer com que você suje as mãos, ou até o corpo… E isso pode acontecer quando você não esta em casa. Nessas ocasiões, você precisa de um auxílio extra.

É exatamente para isso que servem a toalha e o sabonete. Da mesma forma que o papel higiênico, lembre-se de que muitos banheiros públicos não contam com esses itens. Assim, uma boa pedida é se prevenir!

Garrafas com água

Numa situação extrema (mas que infelizmente é comum), você pode acabar em um banheiro que não dispõe de água corrente. É por isso que algumas pessoas optam por carregar garrafinhas no kit de emergência.

Clipe de papel

Quem é ostomizado sabe que algumas bolsas possuem um clamp, uma espécie de grampo que abre ou fecha, e serve para prender a abertura de drenagem. Às vezes, esse clamp pode cair no vaso sanitário, durante a manipulação da bolsa. A situação é mais comum do que parece…

Idealmente, você vai ter um clamp de reserva com você mas, e se você não tiver? É exatamente essa a função do clipe de papel. Com ele, você consegue prender a abertura devidamente, mesmo sem o clamp. Quando um novo clamp estiver disponível, basta retirar o clipe cuidadosamente e fazer a substituição.

Dica extra: carregue uma troca de roupa

Seja no escritório, na casa de um parente próximo ou até na sua bolsa, ter consigo uma muda de roupa é uma opção comum entre pessoas ostomizadas, principalmente as que já tiveram experiências com situações emergenciais.

Vazamentos maiores podem ocorrer, e você corre o risco de se sujar antes mesmo de poder contornar a situação. Nesses casos, roupas sobressalentes salvarão o dia e você poderá cumprir as suas tarefas normalmente.

Conclusão: Apertos nunca mais com o seu kit emergência!

Viver normalmente após a ostomia é possível. Você só precisa criar alguns hábitos. Tenha sempre com você o seu kit de emergência e tenha uma rotina sem sustos!

Comentários não são permitidos