Pessoas com diabetes têm maior risco de problemas nos pés. Isso porque, no diabetes, os principais fatores de risco para esse tipo de problema são encontrados juntos.
Existe uma má circulação de sangue para os pés (chamada “doença vascular periférica”). E, há também uma perda de sensibilidade nos pés (de “neuropatia periférica”). Estes dois levam a uma alta taxa de problemas nos pés entre pessoas com diabetes.
Hoje sabemos mais sobre como evitar o pior desfecho, aquele que pode levar a pessoa a uma amputação. Há também novos produtos, métodos e equipamentos para o cuidado com feridas. Por isso, atualmente, os casos que evoluem com a necessidade de uma amputação são cada vez mais raros.
Em seus exames de rotina, seu médico deve testar seus pés para dormência. Você também pode verificar, no dia a dia, se tem dormência. Mas é importante lembrar que a progressão da doença neurológica é lenta. Isso dificulta o diagnóstico.
Pés frios podem ser um sinal de má circulação. Outra dica é observar se você tem dor nas pernas quando você caminha ou se exercita, mas essa dor cessa quando você descansa. Se for assim, esta é uma condição especial (chamada “claudicação intermitente”).
O exercício é um bom tratamento para má circulação, pois estimula o crescimento de novos vasos sanguíneos.
Seus pés podem se machucar por:
• Algum objeto que corte ou fure a sua pele (como pisar em um caco de vidro ou uma tachinha) • Andar descalço em uma superfície quente • Pressão constante em um ponto, como de um sapato apertado • Estresse ou infecção de repetição
Se você é diabético, então está em risco para problemas nos pés, por isso você precisa estar alerta. Confira essas dicas que podem te ajudar a evitar que as lesões apareçam ou, se aparecerem, que elas piorem:
- Todos os dias, lave os pés cuidadosamente , com água morna e sabão; enxágue e seque bem. Certifique-se de secar completamente entre o dedos do pé. Use um secador de cabelos (na temperatura fria), se precisar.
- Tenha cuidado ao aparar as unhas dos pés . Corte sempre em linha reta. Pense em consultar um podólogo; ele pode ajudar nos cuidados regulares com os seus pés.
- Não utilize produtos para remoção de calos ; certifique-se de nunca tente aparar os calos você mesmo. Tente descobrir os pontos de pressão que pode estar causando um calo. Então, tome as providências para que essa pressão não aconteça mais.
- Hidrate a pele seca dos pés . Se a pele dos pés estiver seca, um creme hidratante pode ajudar. Mas, você deve aplicá-lo com moderação. Nunca aplique entre os dedos.
- Inspecione seus pés diariamente . Fique atento a: cortes; manchas ou pontos vermelhos ou quentes; calos; unhas encravadas; mudança de cor; ou qualquer outra anormalidade.
- Nunca ande descalço ; sempre use sapatos para proteger os pés.
- Finalmente, certifique-se de que seus sapatos se encaixam corretamente . Sapatos muito apertados podem causar bolhas e calos; sapatos muito folgados também podem causar feridas ou bolhas ao esfregar o pé. Certifique-se de que as meias também não folgadas, também.
Se você perceber qualquer sinal de alerta entre esses da lista, deve consultar seu médico ou outro profissional de saúde. Existem muitas maneiras de tratar problemas nos pés: medicamentos; repouso no leito, com elevação das pernas ou pés; desbridamento de tecido morto; sapatos especiais; ou cirurgia.
Tomando os cuidados apropriados, você deve manter a saúde dos pés por muito, muito tempo!
Comentários não são permitidos