Ideias de atividades físicas para pessoas ostomizadas

Ideias de atividades físicas para pessoas ostomizadas

Se você já passou por um procedimento de ostomia, não há motivo para parar de praticar atividades físicas depois de ter um estoma. De fato, agora você tem ainda mais motivos para manter-se ativo. Por isso, depois de sentir-se pronto, exercícios leves devem ajudar você a entrar em uma nova rotina com sua bolsa de ostomia.

Nesse sentido, recomendamos que você comece a praticar atividades físicas leves como, por exemplo, caminhadas curtas e, com o tempo, aumente a distância das caminhadas. Entretanto, além da caminhada, existem outras opções de exercícios que você poderá fazer após sua recuperação geral.

Atividades físicas regulares promovem benefícios

A prática de atividades físicas regulares é fundamental para manter a saúde e o bem-estar dos ostomizados após a cirurgia. Sobretudo, promove inúmeros benefícios a saúde, como o fortalecimento dos ossos e da musculatura, melhorias na circulação sanguínea e na capacidade respiratória.

Além destes benefícios, a prática de exercícios físicos também pode elevar a autoestima, porque a pessoa mais ativa poderá experimentar uma sensação prolongada de bem-estar.

Comece as atividades físicas gradualmente

Primeiramente, é importante começar a praticar atividades físicas em um ritmo lento, independente da colostomia, ileostomia ou urostomia realizada. Lembre-se, se você fez uma cirurgia recente, seus músculos abdominais precisam de tempo para se recuperar, antes que você possa sobrecarregá-los.

De qualquer forma, sugerimos que você discuta seus planos de treino com seu médico, e obtenha a autorização dele, antes de começar a praticar atividades físicas por conta própria.

Certamente, seu médico poderá orientar você da melhor maneira. Além dele, um estomaterapeuta poderá recomendar o uso de acessórios, como, por exemplo, o cinto de ostomia, para ajudar a apoiar seu abdômen e manter a bolsa de ostomia no lugar.

Posso correr com ostomia?

Sim. Uma vez que seu médico tenha liberado as atividades físicas, e você tenha atravessado aquela fase inicial de adaptação, realizando exercícios mais leves. Então, você poderá começar a correr lentamente.

No começo, você pode tentar fazer intervalos de caminhada por alguns minutos e, em seguida, intercalar com corrida depois de alguns minutos. Com certeza, isso poderá ajudá-lo a aumentar sua resistência nas corridas ao longo do tempo.

De qualquer forma, é provável que os ostomizados praticantes de corrida, prefiram usar bandagens para manter seu sistema de bolsas seguro. Mesmo que as barreiras da pele da ostomia sejam resistentes à água, e por isso devam permanecer seladas à sua pele enquanto você se move e transpira, é normal ter receio de algum tipo de vazamento.

Além disso, outros acessórios, como o cinto de ostomia, podem ajudar a manter sua bolsa no lugar correto durante a prática de atividades físicas.

Outra ótima opção de acessório são as tiras de barreira, com a função de manter a barreira da pele ao redor da ostomia mais protegida, além de ajudar a evitar possíveis vazamentos.

Posso fazer yoga ou pilates com ostomia?

Sim, você poderá praticar yoga ou pilates com sua bolsa de ostomia. No entanto, se você já era um iogue experiente antes da cirurgia de ostomia, saberá que diferentes práticas de yoga têm níveis variados de intensidade nos exercícios.

Por exemplo, o Hatha Yoga é uma prática mais lenta e pacífica de yoga, enquanto outras como a Acroyoga, combinam as posturas da yoga com acrobacias e, por isso, demandam mais força e movimentos complexos para o praticante.

Por isso, a recomendação é trazer esse assunto para a conversa com seu médico sobre o retorno às atividades favoritas, como yoga ou pilates.

Ele deverá certificar-se que os locais de incisão estejam totalmente cicatrizados, assim como os músculos abdominais, pois estas atividades demandam muito da força do abdômen.

Sem dúvida, os professores de yoga ou pilates entenderão seus limites, mas é prudente você dizer que foi submetido a uma cirurgia abdominal. Além disso, não tenha medo de seguir com as aulas no seu próprio ritmo.

Pode ser que muitas pessoas praticantes de yoga ou pilates, prefiram usar bandagens para manter seu sistema de bolsas seguro. Mesmo que, a maioria das barreiras da ostomia da pele sejam resistentes à água e, por isso, tendem a permanecer seladas à sua pele enquanto você se move e transpira.

Posso nadar com ostomia?

Com certeza, você poderá voltar a nadar com sua ostomia depois que seu médico lhe der a permissão. De fato, a natação em ritmo lento é uma ótima atividade física para fortalecer as costas após a cirurgia de ostomia.

No entanto, é normal surgirem algumas inseguranças antes de você começar a nadar. Por exemplo, e quanto a vazamentos? Ou então, se alguém consegue ver sua bolsa de ostomia através do maiô?

Afinal, você quer relaxar e aproveitar o momento enquanto nada ou mesmo aproveita a piscina para descansar. Portanto, não se preocupe, existem opções de acessórios para lidar com estas questões, como roupas de banho apropriadas ou filtros para acoplar na bolsa de ostomia.

Por exemplo, se você tiver uma colostomia ou uma ileostomia, é recomendado cobrir o filtro da bolsa de ostomia para impedir que a água possa adentrar pela sua bolsa, causando volume por baixo do maiô.

Em princípio, sua bolsa de ostomia e a barreira da pele são resistentes à água, por isso, devem manter uma boa aderência à pele. No entanto, você pode usar acessórios para manter seu sistema de bolsa mais seguro, como as tiras de barreira, bolsas fechadas ou mini bolsa sem filtro.

Cuidados necessários durante os exercícios

Independentemente da atividade física que você escolher, algumas dicas são úteis para sua saúde ao adaptar sua ostomia com as atividades físicas regulares. Confira a seguir:

  • Mantenha-se bem hidratado;
  • Evite ingerir alimentos que possam causar sensação de estufamento, dor abdominal ou gases;
  • Alimente-se com uma dieta saudável conforme a orientação do médico;
  • Comece os exercícios em menor intensidade, em seguida, aumente o esforço;

Lembre-se, é importante saber que algumas atividades físicas oferecem maiores riscos, por isso, convém evitar determinados exercícios.

Por exemplo, esportes de contato e com alto risco de impacto, por exemplo, basquete, artes marciais, futebol, futsal e judô, devem sem evitados, pois podem oferecer risco, como uma pancada ou golpe na área do estoma, gerando possíveis lesões.

Além disso, atividades físicas como, por exemplo, halterofilismo e musculação com cargas elevadas também devem ser evitados, pelo risco de complicações locais, como hérnias ou prolapsos.

Consulte seu médico sobre as orientações

Em conclusão, as pessoas com ostomia podem e devem realizar atividades físicas, mas com o cuidado e orientação necessária. Entretanto, é importante ter um programa adequado de exercícios e com supervisão de um profissional de educação física, para garantir a execução correta dos movimentos. Desta forma, você poderá manter sua bolsa de ostomia o estoma sempre protegidos.

Por fim, escolha uma atividade física que faça você feliz, e se possível, pratique os exercícios com amigos ou familiares. Com certeza, sua saúde será beneficiada, assim como sua autoestima ficará elevada com a prática de atividades físicas regulares. ?

Informação segura e confiável deve ser divulgada!

Compartilhe com seus amigos! Basta clicar nos botões a seguir.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Email
Quem tem uma ostomia pode ter uma vida completa e feliz

Cadastre-se

receba gratuitamente informações atuais e relevantes para ajudar você a cuidar melhor da ostomia

Subscription Form_O+

2023 Ostomais® | Todos os Direitos Reservados